MENSAGEM

"O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o ser do não ser, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição."
(Paulo Freire)

SEJA BEM VINDO(A) AO NOSSO BLOG

Avance Sempre ... Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.Continue andando e fazendo.O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.


domingo, 20 de dezembro de 2009

Perfil de uma educadora

Perfil de uma educadora


A professora Nice Públio da Silva Leite, natural da cidade de Cetité-Bahia, nasceu em 06 de dezembro de 1914. Filha de José Elídio da Silva e de Armida da Silva Públio diplomou-se ainda muito jovem em professora pela Escola Normal de Caetité. Faleceu em Brumado-Bahia, onde residia desde que aqui chegou para lecionar. Exercendo sua profissão com muita dedicação e zelo, deixou marcas do seu trabalho por onde passou. Primeiramente, foi designada pela Secretaria de Educação do Estado para dar aulas na zona rural deste município (ia montada a cavalo). Enfrentava sérias dificuldades na época das chuvas e até nas estiagens. Nas localidades por onde passou, todos gostaram muito dessa jovem professora que não se limitava apenas a dar aulas, mas também era uma espécie de conselheira das famílias. Mas tarde, foi transferida para a sede do município e ministrou aulas por muitos anos em escolas isoladas, depois no Grupo Escolar Getúlio Vargas no ano de 1947.

Foi professora de muitas gerações, hoje professores aposentados, médicos, comerciantes, engenheiros, advogados. Aqui em Brumado, após o período curto de namoro, casou-se com o comerciante Armênio da Silva Leite, filho do coletor Estadual Abílio da Silva Leite e de Tibérica Angélica da Silva Leite, ambos nascidos em Brumado e pessoas que gozavam de prestígios neste município.

Da sua união com o senhor Armênio, nasceram três filhos: Robério Públio da Silva Leite, Leandro Públio da Silva Leite e Nádja Públio da Silva Leite. Robério reside em Brumado, foi comerciante como o pai, após retornar de Salvador, onde concluiu o 2º grau, hoje Ensino Médio e um curso de Processamento de Dados. Os dois últimos formaram-se em Medicina e residem em Salvador.

A professora Nice Públio da Silva Leite exerceu por muitos anos o cargo de Delegada Escolar (decreto de posse em 27/05/1955).Era uma profissional dedicada e muito dinâmica. Visitava todas as escolas a pé e na época das festas cívicas, organizava com os diretores os desfiles, dentre eles merece um destaque especial o Desfile de Sete de Setembro, onde se reviviam, através das apresentações dos alunos, os fatos históricos da nossa pátria.

Com espírito cívico aguçado,exigia que todos os alunos soubessem cantar os hinos à Bandeira e o Nacional e determinava que todas escolas, antes da entrada para a aula se organizasse em fila para cantar esses hinos. Era um momento cívico vivido pelos alunos, diretores, professores e funcionários. O Hino Nacional era cantado às segundas-feiras e o Hino à Bandeira nos outros dias da semana.

Dona Nice ou professora Nice como era conhecida, foi uma das que fizeram parte do quadro de professores do Ginásio General Nelson de Mello (1958), pertencente a uma Fundação Educacional de Brumado, onde estiveram à frente como seus fundadores Monsenhor Antônio Fagundes e o Major Waldir Pires, juntos a outros cidadãos brumadenses. Mais tarde, criou-se o curso Pedagogia Dr. Pompílio Leite. Dona Nice lecionou nessa Fundação História do Brasil, História da América, História Geral, com muita dedicação e competência. Dizia-se entre o meio estudantil que ela tinha a História gravada na mente, tal era a precisão e demonstração de conhecimento com que expunha os fatos históricos com detalhes e datas. Em 1970 o Ginásio General Nelson de Mello foi estadualizado, passando a chamar-se Colégio Estadual de Brumado. Todo o corpo docente do antigo colégio foi contratado pelo estado para continuar ministrando suas aulas normalmente.

Dona Nice notabilizou-se como professora de Histórico em Brumado e região. Exigente, sem ser intransigente, dedicava a seus alunos atenção, amizade, mesmo lhes falando com determinação e autoridade, quando fosse necessário. Paralelamente à atividade de sala de aula, exercia o cargo de Delegada Escolar e mais tarde o de chefe do Setor Regional da Merenda Escolar, outro cargo que desempenhou com eficiência e probidade administrativa, durante muitos anos. Aposentou-se na década de 80, ocasião em que passou a dedicar-se mais aos filhos que estudavam em Salvador. Em 16/05/1988, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a deixara com sequelas e muito deprimida, faleceu aqui em Brumado.

Em 1991 a professora Nice Públio da Silva Leite foi homenageava, emprestando seu nome a este colégio da rede municipal de ensino, em reconhecimento a seu trabalho abnegado frente à educação do município de Brumado. O Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite é hoje chamado simplesmente “O Nice”, onde está implícito o carinho com que a professora, alunos e funcionários se dirigem a essa Instituição de Ensino.

• Este texto é de autoria da professora Filomena Azevedo Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário