MENSAGEM

"O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o ser do não ser, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição."
(Paulo Freire)

SEJA BEM VINDO(A) AO NOSSO BLOG

Avance Sempre ... Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.Continue andando e fazendo.O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Do Curso de Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis(Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS) que estou fazendo gostaria de relatar duas experiências bem significativas para mim.


1. RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAR O DOSVOX


“O deficiente é uma pessoa com direitos. Existe, sente, pensa e cria. Tem uma limitação corporal ou mental que pode afetar aspectos de comportamento, aspectos estes muitas vezes atípicos, uns fortes e adaptativos, outros fracos e pouco funcionais, que lhe dão um perfil intra-individual peculiar. Possui igualmente discrepâncias no desenvolvimento biopsicossocial, ao mesmo tempo que aspira a uma relação de verdade e de autenticidade e não a uma relação de coexistência conformista e irresponsável.” (FONSECA, 1995, p.9)
No mundo contemporâneo, que apresenta uma grande variedade de recursos tecnológicos, os ambientes computacionais são elementos indispensáveis para o desenvolvimento de atividades do dia a dia. Além disso, é possível utilizar estes como elementos facilitadores e motivadores em certas áreas de aplicação, especificamente a trabalhos educativos.
Com a Inclusão Digital nota-se que a informática está abrangendo toda a sociedade, independente de classe social, raça, cor, credo, ideologia política, situação Profissional, ou seja, desde os portadores de deficiências, às crianças nas escolas, os jovens em Lan Houses, os profissionais do mercado de trabalho, e até os idosos em suas residências têm a possibilidade de uso.


O DOSVOX é uma ferramenta que contribui e facilita os trabalhos com os portadores de deficiência visual. O conjunto de recursos disponíveis no software expande as atividades que podem ser desenvolvidas com portadores de deficiência visual, com acesso à Internet, listas de discussão, editoração, entretenimento, treinamento, leitura falada, contribuindo para expandir seu potencial e sua inclusão social. Em minha opinião o software DOSVOX é uma ferramenta de fácil manuseio e entendimento, pois, se comunica com o usuário através do uso de sintetizador de voz. O sistema conversa com o deficiente visual em Português, sem sotaque, e dá a ele muitas facilidades, todo acesso é feito pelo teclado, e o sistema de seleção por menus conduz o deficiente a uma operação com muito menos erros.
E encontrei muito mais dificuldade em utilizar o Dasher acredito que em função da rapidez com que a gente tem que formar as palavras e a dificuldade maior em se corrigir um erro e reiniciar a atividade. Enquanto que o Dosvox é bem mais prático de ser utilizado. No início é complicado você não poder utilizar o mause, mas depois, de várias tentativas se torna agradável essa experiência.


2. Relato de Experiência - Explorando navegadores

Achei bem interessante essa experiência, pois, apesar de utilizar muito a internet para realizar pesquisas não conhecia essa forma de delimitar e restringir cada vez mais o objeto a ser pesquisado. Então realizei a proposta sugerida anotando o número de resultados e registrando qual foi a combinação das “dicas” de pesquisa que me retornaram um número de páginas passível de ser visualizado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário