MENSAGEM

"O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o ser do não ser, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição."
(Paulo Freire)

SEJA BEM VINDO(A) AO NOSSO BLOG

Avance Sempre ... Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.Continue andando e fazendo.O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.


domingo, 20 de dezembro de 2009

Diretrizes Estratégicas

Diretrizes Estratégicas

Visão:
Ser reconhecida como centro referencial em educação inclusiva do Estado da Bahia.

Missão:
Proporcionar condições que favoreçam uma educação crítica, reflexiva e emancipadora, garantindo ao educando a aquisição de conhecimentos, o respeito à diversidade e dignidade humana, estabelecendo práticas pedagógicas adequadas, adaptando-as, avaliando-as e relatando resultados.

Finalidade:
 Educação de qualidade para todos os alunos, garantindo sucesso social e profissional.

Estratégias
1. Investir na qualificação dos profissionais.
2. Implantar o Programa de Gestão Educacional
3. Fortalecer parcerias escola – família – comunidade
4. Prestar serviços eficientes e eficazes.

Valores
• Educação centrada na aprendizagem;
• Valorização de professores, funcionários e parceiros;
• Melhoramento contínuo;
• Responsabilidade pública;.
• Gestão de fatos e dados;
• Agilidade;
• Busca de inovações.

Metas e Medidas

Metas de Aprendizagem

No Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite, os alunos demonstrarão níveis elevados de desempenho ou tendências expressivas de avanço, na sua capacidade de:

Metas Medidas

1. .Ler e interpretar diferentes tipos de textos
a) Prova Brasil.
b) Inade .
c) Ficha de avaliação individual.

2. Escrever textos coerentes, coesos, ortograficamente corretos e comunicativos
a) Prova Brasil
b) Inade
c) Ficha de avaliação individual

3. .Expressar-se oralmente com desenvoltura
 a) Ficha de avaliação individual
b) Pesquisa de percepção (professor/ família/ aluno).sobre a competência lingüística do aluno.

4. .Desenvolver habilidades de calcular
a) Prova Brasil.
b) Inade
c) Ficha de avaliação individual

5. Desenvolver a habilidade de solução de problemas e o raciocínio lógico
 a) Prova Brasil
b) Inade.
c) Ficha de avaliação individual

6. Interagir socialmente de forma crítica, ética, dialogada e pacífica.
 a) Pesquisa de percepção (professor/aluno) sobre a qualidade da interação
b) Ficha de avaliação individual

7. .Desenvolver habilidades empreendedoras
 a) Inade
b) Ficha de avaliação individual.

8. Usar, eficientemente, novas tecnologias na aquisição e construção do conhecimento
 a) Inade
b) Ficha de avaliação individual
c) Número de alunos que usam adequadamente as novas tecnologias
d) Número de alunos que usam novas tecnologias para apresentar trabalhos e realizar tarefas.

Metas Operacionais

Estratégia 1: Investir na qualificação dos profissionais

O que faremos para atingir nossa Finalidade:


Metas Medidas

9- Oferecer educação continuada

a- Número de ofertas de Educação e Treinamento pela SEMEC/Escola
b- Porcentagem de profissionais que participaram das ofertas educacionais
c- Pesquisa de percepção do impacto do treinamento na aprendizagem do aluno (equipe de liderança) e na postura dos profissionais

10 – Realizar a Avaliação de Desempenho dos Profissionais
a- Ficha de avaliação de desempenho
b- Número de profissionais que melhoraram o seu desempenho a partir da avaliação de desempenho

Metas Operacionais

Estratégia 2: Implantar o Programa de Gestão Educacional

O que faremos para atingir nossa Finalidade:

Metas Medidas

11- Desenvolver as metas do Plano de melhoramento da SEMEC

a- Número de metas desdobradas
- Número de classes envolvidas no Programa de Gestão Educacional
c- Número de profissionais envolvidos no Programa de Gestão Educacional
d- Pesquisa de percepção do impacto do programa na aprendizagem do aluno (pais/professores)

Metas Operacionais

Estratégia 3: Fortalecer parcerias família-escola-comunidade

O que faremos para atingir nossa Finalidade:


Metas Medidas

12- Manter e criar novas parcerias

a- Número de parcerias firmadas pela Escola e a respectiva finalidade
b- Número de pais que apoiam a aprendizagem dos filhos
c-Número de pais que participam das reuniões com a escola

Metas Operacionais

Estratégia 4: Prestar serviços com eficiência e eficácia

O que faremos para atingir nossa Finalidade:

Metas Medidas

13- Atender com presteza e agilidade as solicitações da escola e da comunidade

a- Pesquisa de satisfação (pais) sobre a qualidade do atendimento da SEMEC quanto: alimentação escolar, transporte escolar e fornecimento de material;
b- Número de serviços prestados pela Escola à comunidade;
c- Pesquisa de percepção da comunidade quanto a satisfação e a qualidade do atendimento.

14- Garantir condições adequadas para a aprendizagem

a- Número de alunos frequentes no bimestre
b- Número de alunos sem ocorrência disciplinar grave no bimestre;
c- Número de alunos que realizam as atividades do dever de casa no bimestre;
d- Número de alunos aprovados no bimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário