Diretrizes Estratégicas
Visão:
Ser reconhecida como centro referencial em educação inclusiva do Estado da Bahia.
Missão:
Proporcionar condições que favoreçam uma educação crítica, reflexiva e emancipadora, garantindo ao educando a aquisição de conhecimentos, o respeito à diversidade e dignidade humana, estabelecendo práticas pedagógicas adequadas, adaptando-as, avaliando-as e relatando resultados.
Finalidade:
Educação de qualidade para todos os alunos, garantindo sucesso social e profissional.
Estratégias
1. Investir na qualificação dos profissionais.
2. Implantar o Programa de Gestão Educacional
3. Fortalecer parcerias escola – família – comunidade
4. Prestar serviços eficientes e eficazes.
Valores
• Educação centrada na aprendizagem;
• Valorização de professores, funcionários e parceiros;
• Melhoramento contínuo;
• Responsabilidade pública;.
• Gestão de fatos e dados;
• Agilidade;
• Busca de inovações.
Metas e Medidas
Metas de Aprendizagem
No Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite, os alunos demonstrarão níveis elevados de desempenho ou tendências expressivas de avanço, na sua capacidade de:
Metas Medidas
1. .Ler e interpretar diferentes tipos de textos
a) Prova Brasil.
b) Inade .
c) Ficha de avaliação individual.
2. Escrever textos coerentes, coesos, ortograficamente corretos e comunicativos
a) Prova Brasil
b) Inade
c) Ficha de avaliação individual
3. .Expressar-se oralmente com desenvoltura
a) Ficha de avaliação individual
b) Pesquisa de percepção (professor/ família/ aluno).sobre a competência lingüística do aluno.
4. .Desenvolver habilidades de calcular
a) Prova Brasil.
b) Inade
c) Ficha de avaliação individual
5. Desenvolver a habilidade de solução de problemas e o raciocínio lógico
a) Prova Brasil
b) Inade.
c) Ficha de avaliação individual
6. Interagir socialmente de forma crítica, ética, dialogada e pacífica.
a) Pesquisa de percepção (professor/aluno) sobre a qualidade da interação
b) Ficha de avaliação individual
7. .Desenvolver habilidades empreendedoras
a) Inade
b) Ficha de avaliação individual.
8. Usar, eficientemente, novas tecnologias na aquisição e construção do conhecimento
a) Inade
b) Ficha de avaliação individual
c) Número de alunos que usam adequadamente as novas tecnologias
d) Número de alunos que usam novas tecnologias para apresentar trabalhos e realizar tarefas.
Metas Operacionais
Estratégia 1: Investir na qualificação dos profissionais
O que faremos para atingir nossa Finalidade:
Metas Medidas
9- Oferecer educação continuada
a- Número de ofertas de Educação e Treinamento pela SEMEC/Escola
b- Porcentagem de profissionais que participaram das ofertas educacionais
c- Pesquisa de percepção do impacto do treinamento na aprendizagem do aluno (equipe de liderança) e na postura dos profissionais
10 – Realizar a Avaliação de Desempenho dos Profissionais
a- Ficha de avaliação de desempenho
b- Número de profissionais que melhoraram o seu desempenho a partir da avaliação de desempenho
Metas Operacionais
Estratégia 2: Implantar o Programa de Gestão Educacional
O que faremos para atingir nossa Finalidade:
Metas Medidas
11- Desenvolver as metas do Plano de melhoramento da SEMEC
a- Número de metas desdobradas
- Número de classes envolvidas no Programa de Gestão Educacional
c- Número de profissionais envolvidos no Programa de Gestão Educacional
d- Pesquisa de percepção do impacto do programa na aprendizagem do aluno (pais/professores)
Metas Operacionais
Estratégia 3: Fortalecer parcerias família-escola-comunidade
O que faremos para atingir nossa Finalidade:
Metas Medidas
12- Manter e criar novas parcerias
a- Número de parcerias firmadas pela Escola e a respectiva finalidade
b- Número de pais que apoiam a aprendizagem dos filhos
c-Número de pais que participam das reuniões com a escola
Metas Operacionais
Estratégia 4: Prestar serviços com eficiência e eficácia
O que faremos para atingir nossa Finalidade:
Metas Medidas
13- Atender com presteza e agilidade as solicitações da escola e da comunidade
a- Pesquisa de satisfação (pais) sobre a qualidade do atendimento da SEMEC quanto: alimentação escolar, transporte escolar e fornecimento de material;
b- Número de serviços prestados pela Escola à comunidade;
c- Pesquisa de percepção da comunidade quanto a satisfação e a qualidade do atendimento.
14- Garantir condições adequadas para a aprendizagem
a- Número de alunos frequentes no bimestre
b- Número de alunos sem ocorrência disciplinar grave no bimestre;
c- Número de alunos que realizam as atividades do dever de casa no bimestre;
d- Número de alunos aprovados no bimestre.
domingo, 20 de dezembro de 2009
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