MENSAGEM

"O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o ser do não ser, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição."
(Paulo Freire)

SEJA BEM VINDO(A) AO NOSSO BLOG

Avance Sempre ... Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.Continue andando e fazendo.O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O PAPEL DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA (CAA) NA INTEGRAÇÃO DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Miryam Bonadiu Pelosi


Terapeuta Ocupacional


Mestre em Educação - UERJ


Coordenadora do Centro de Terapia


Ocupacional do Rio de Janeiro



A escrita é uma das formas de comunicação mais importantes para as atividades do dia-a-dia e sua limitação pode ser um grande inconveniente funcional.

Um número significativo de pessoas não é capaz de se comunicar através da escrita convencional e necessitam de sistemas alternativos de comunicação. A comunicação alternativa escrita é a área da tecnologia assistiva que busca através do uso de adaptações para lápis, pranchas de comunicação, letras móveis, comunicadores e computadores viabilizar outras possibilidades de escrita.

Para os usuários de computador com dificuldades motoras ou sensoriais o acesso pode ser realizado com o auxílio de órteses, colméias de acrílico, mouses adaptados, teclados expandidos ou diminuídos, telas sensíveis ao toque, acionadores externos e softwares especiais.

O Centro de Terapia Ocupacional do Rio do Janeiro desenvolveu dois softwares com esta função: o Software de Comunicação Comunique e o Teclado Comunique .



Software de Comunicação Comunique - Foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar a comunicação alternativa oral e escrita de crianças com problemas motores graves.

O software permite diferentes possibilidades de acesso através do uso dos periféricos do próprio computador, como teclado, mouse, joystick, ou através de recursos mais sofisticados, como a tela sensível ao toque ou acionadores externos de pressão, tração, sopro ou voz.

Apresenta possibilidades de ajuste quanto ao número de informações na tela que podem variar de 1 a 64 células; o tamanho e tipo de letras e o contraste utilizado. Os símbolos podem estar organizados em uma mesma tela ou em telas encadeadas e, há cinco diferentes maneiras de escaneamento com controle da velocidade.



Teclado Comunique - Foi desenvolvido a partir da necessidade do trabalho clínico desenvolvido no Centro de Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro com crianças, adolescentes e adultos com quadros motores graves. Trata-se de um teclado de tela com 94 botões, 7 centímetros de altura e quatro linhas contendo letras, números e funções. As letras são maiúsculas, medem 1 centímetro, são separadas em botões e o fundo muda da cor cinza para amarela quando a tecla está em evidência.

O Teclado Comunique pode ser utilizado com qualquer programa, facilitando a construção de um texto no Word, de uma planilha eletrônica no Excel ou no uso da Internet. O acesso pode ser realizado através dos movimentos do joystick ou através do sistema de varredura com a ajuda de um switch acoplado a um joystick adaptado. Para dar maior velocidade na escrita foram acopladas mais duas ferramentas: a predição de palavras com o auxílio de um dicionário do usuário e as teclas de abreviaturas.

A partir da análise das necessidades dos usuários realizada pela área de Terapia Ocupacional foram criados dois softwares simples de serem utilizados, com aspectos facilitadores para os usuários com dificuldades perceptivas, visuais e motoras como: o tamanho da letra, a cor e, as diferentes formas de acionamento e controle da velocidade de varredura.

A evolução tecnológica aproxima do terapeuta ocupacional o computador e os comunicadores, mas não afasta os recursos de baixa tecnologia. A atividade se transforma, mas a especificidade de atuação do terapeuta ocupacional não se modifica.

Um comentário:

  1. Parabéns este blog é maravilhoso. gostaria de falar com vocês meninas de Brumado é sobre um e-mail que passei para vocês, entre em contato comigo ok. abraço Tania Lazzaris

    ResponderExcluir